Qualidade

A APADI encara a implementação de um sistema de gestão da qualidade como uma filosofia de gestão que torna a Instituição mais competitiva, credível e socialmente útil. Foi neste pressuposto que a Direção da APADI fomentou, apoiou e desenvolveu o seu Sistema de Gestão da Qualidade, sistema este que se traduz em estratégias fundamentais que visam a obtenção de soluções que satisfaçam e superem as necessidades e exigências dos seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

A APADI pretende que sejam reconhecidas as práticas implementadas e os compromissos assumidos em termos de organização, gestão e melhoria de todos os processos que conduzem a uma prestação de serviços com enfoque no Cliente.

Com a certeza da mais-valia que a implementação deste sistema de gestão traz à APADI, contribuindo para uma gestão cada vez mais eficiente e eficaz, a Direção da APADI compromete-se com a melhoria contínua indo ao encontro das mais exigentes necessidades do cliente, sendo esse o objetivo principal da sua atuação.

Ao assumirmos este compromisso assentamos o nosso Sistema de Gestão da Qualidade nos seguintes pontos fundamentais:

            - A melhoria da Qualidade é assumida como uma tarefa de todos os colaboradores da APADI disponibilizando-se os meios e recursos necessários para a promoção desse envolvimento;

- A Gestão da Qualidade significa fornecer serviços que satisfaçam, e se possível ultrapassem, as exigências e expectativas dos nossos clientes e colaboradores;

- A Gestão da Qualidade é o princípio básico de funcionamento da APADI.

 

Objetivos da Qualidade

  • Aumentar a satisfação dos/as Clientes;
  • Promover/aumentar a sustentabilidade da Instituição, quer pela via da diversificação das fontes de financiamento, reajustando da oferta às necessidades do mercado e às condicionantes do sistema de financiamento, quer através da racionalização dos custos de funcionamento e otimização da utilização dos recursos disponíveis;
  • Aumentar a qualificação dos colaboradores, através da oferta formativa;
  • Aumentar o número de Parcerias;
  • Melhorar a comunicação interna e externa.
  • Melhorar continuamente a prestação dos serviços ao Cliente.

 

Âmbito de aplicação

O SGQ está estruturado de acordo com os requisitos do MODELO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS DO ISS, IP, para nível A e NP EN ISO 9001:2008 e aplica-se às respostas sociais de Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais, sem qualquer exclusão dos requisitos da ISO 9001:2008.

 

Estrutura documental

O Manual da Qualidade é o documento base do SGQ da APADI, evidenciando a Missão, Visão, Valores, Política da Qualidade, objetivos e forma de concretização desses mesmos objetivos.

O SGQ e a documentação que o suporta foram estruturados de modo a estabelecer um conjunto de rotinas de aplicação geral.

A documentação do SGQ define-se estruturalmente da seguinte forma:

Rede de Processos

projectos em destaque